A História da Mãe Holda

Era uma vez uma viúva que tinha duas filhas, uma das quais era bonita e trabalhadora, enquanto a outro era feia e preguiçosa. Mas ela gostava muito mais da feia e preguiçosa, porque era sua própria filha; e a outra, que era enteada, era obrigada a fazer todo o trabalho e ser a serva da casa. Todos os dias a pobre menina tinha que se sentar perto de um poço, na estrada, e fiar e fiar até seus dedos sangrarem.

E aconteceu que um dia a lançadeira ficou marcada com seu sangue, então ela mergulhou-a no poço, para lavar a peça; mas caiu da mão dela e foi ao fundo. Ela começou a chorar e correu para sua madrasta e contou a ela sobre o acidente. Mas ela a repreendeu severamente e foi tão impiedoso que disse: “”Já que deixaste a lançadeira cair, deves buscá-la novamente”.

Então a menina voltou para o poço e não sabia o que fazer; e na tristeza de seu coração ela pulou no poço para pegar a lançadeira. Ela perdeu os sentidos; e quando ela acordou e voltou a si, estava em um lindo prado onde o sol brilhava e muitos milhares de flores estavam crescendo. Ao longo desse prado ela foi, e chegou por fim ao forno de um padeiro cheio de pão, e o pão gritou: “Oh, tire-me daqui! Tire-me daqui, ou vou queimar; já estamos assados há muito tempo!” Então ela foi até lá e tirou todos os pães, um após o outro, com a pá.

Depois disso ela continuou até chegar a uma árvore coberta com maçãs, que gritava para ela: “Oh, me sacuda, me sacuda! Nós, maçãs, estamos todas maduras!” Então ela sacudiu a árvore até as maçãs caíram como chuva e continuou a sacudir até todas caírem, e quando ela as reuniu em uma pilha, seguiu seu caminho.

Chegou Finalmente a uma casinha, de onde uma velha espiava; mas ela tinha dentes tão grandes que a menina ficou assustada e estava prestes a fugir.

Mas a velha gritou para ela: “Por que estás com medo, filhinha? Fica comigo; se fizeres todo o trabalho na casa corretamente, isso será proveitoso para ti. Só deves ter o cuidado de arrumar bem a minha cama e sacudi-la completamente até que as penas voem – pois então haverá neve na terra. Eu sou a Mãe Holda”.

Como a velha lhe falara tão gentilmente, a menina tomou coragem e concordou em entrar ao seu serviço. Ela fez tudo para a satisfação de sua patroa, e sempre sacudia a cama com tanta força que as penas voavam como flocos de neve. Então a menina teve um tempo agradável com ela; nunca uma palavra irritada; e carne cozida ou assada todos os dias.

Ela ficou algum tempo com a Mãe Holda, e depois se tornou triste. No começo, não sabia qual era o problema que sentia, mas finalmente descobriu que era saudade de casa: embora ela estivesse milhares de vezes melhor aqui do que em casa, ainda tinha vontade de estar lá. Finalmente ela disse para a velha: “Tenho saudades de casa; e por mais que esteja bem com a senhora, não posso mais ficar; tenho que ir novamente para o meu próprio povo”. A Mãe Holda disse: “Eu estou satisfeita por desejares a tua casa novamente, e como me serviste tão sinceramente, eu mesma te levarei”.

Então ela pegou-a pela mão e conduziu-a até uma porta grande. A porta foi aberta, e assim que a donzela estava parada embaixo do lintel, uma forte chuva de ouro caiu, e todo o ouro ficou grudado nela, então ela ficou completamente coberta com ele.

“Ganharás isso porque foste tão diligente”, disse a Mãe Holda, e ao mesmo tempo ela devolveu-lhe a lançadeira que deixara cair no poço. Então a porta se fechou e a donzela se viu numa colina, não muito longe da casa de sua mãe.

E quando ela entrou no quintal o galo estava parado o lado do poço, e gritou:

“Cocoricó!
No dia de bom agouro
Vem a menina de ouro.
Cocoricó!”

Então ela foi até sua mãe e, ao chegar assim coberta de ouro, foi bem recebida, tanto por ela quanto por sua irmã.

A menina contou tudo o que lhe acontecera; e assim que a mãe ouviu como ela conseguira tanta riqueza, ficou muito ansiosa para obter a mesma boa sorte para sua filha feia e preguiçosa. Ela teve que se sentar perto do poço e girar o fuso; e para que sua lançadeira ficasse manchada com sangue, ela enfiou a mão em um espinheiro e espetou o dedo. Então ela jogou sua lançadeira no poço e pulou nele depois disso.

Como a outra, ela surgiu numa bela campina embaixo do poço e caminhou pelo mesmo caminho. Quando ela chegou ao forno, o pão gritou novamente: “Oh, tire-me daqui! Tire-me daqui, ou vou queimar; estamos assados há muito tempo!” Mas a coisinha preguiçosa respondeu: “Como se eu tivesse algum desejo de me sujar”. E foi adiante. Logo ela chegou à macieira, que gritou: “Oh, me sacuda, me sacuda! Nós, maçãs, estamos todas maduras!” Mas ela respondeu: “Acho que não! Uma de vós pode cair na minha cabeça”, e assim foi diante.

Quando ela chegou à casa da Mãe Holda, ela não estava com medo, pois já ouvira falar de seus dentes grandes, e a velha contratou-se imediatamente.

No primeiro dia, ela se forçou a trabalhar diligentemente, e obedecia a Mãe Holda quando ela lhe dizia para fazer qualquer coisa, pois estava pensando em todo o ouro que ela lhe daria. Mas no segundo dia ela começou a ficar preguiçosa, e no terceiro dia ainda mais, e então ela não se levantava pela manhã de jeito nenhum. Ela também não arrumava a cama da Mãe Holda como deveria, e não a sacudia para fazer as penas voarem.

A Mãe Holda logo se cansou disso e avisou-a para ir embora A garota preguiçosa estava disposta a ir e pensou que agora a chuva dourada viria. A Mãe Holda a conduziu também para a grande porta; mas enquanto ela estava parada embaixo do lintel, em vez do ouro, uma grande bacia cheia de piche foi esvaziada sobre ela. “Essa é a recompensa pelo teu serviço”, disse a Mãe Holda, e fechou a porta.

Então a preguiçosa foi para casa; mas ela estava recoberta com piche, e o galo na beira do poço, assim que a viu, gritou:

“Cocoricó!
Patroa, no sabão bem capriche.
Ali já vem a menina de piche.
Cocoricó!”

Mas o piche prendeu-se a ela e não pôde ser retirado por todo o tempo em que ela viveu.